Boas Vindas
  Junta de Freguesia
-Organograma
-Orgão Executivo
-Assembleia de Freguesia
-Boletim Informativo
-Mapa de Pessoal
-Horário de Funcionamento
  Cultura
-Feira Anual
-Eventos
-Instituições
-Grupos Musicais
-Individualidades
-Centro Inter. Mundo Rural
  Educação
  Saúde
-Prevenção da Gripe A
  Turismo
  História
-História da Vila
-Interesses Históricos
  Multimédia
  Serviços On-Line
-Regulamentos
-Requerimentos
-Editais
  Actividades Económicas
-Restauração
-Comércio
-Industria
-Agências Bancárias
  Contactos Úteis
  Informações Úteis
  Sugestões ao Executivo

ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS FÉRIAS DE VERÃO

 25-10-2010

Perante o facto de durante o período de férias de verão as crianças terem muito tempo disponível, pela primeira vez, a Junta de Freguesia de Vimieiro criou um Programa de Ferias de Verão, que teve início a 21 de Junho e fim a 10 de Setembro.

O objectivo era ocupar os tempos-livres das crianças que se encontravam em férias escolares de modo a promover o seu desenvolvimento integral.

As crianças estavam divididas em dois grupos com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos e entre os 10 e os 14 anos, que frequentavam de manhã ou à tarde actividades desportivas e actividades lúdicas.

No total passaram pelas actividades de tempos livres 89 crianças, sendo que a média de assiduidade era de cerca de 20 por grupo.

As actividades desportivas decorreram inicialmente no pavilhão do Clube Alentejano de Desportos Vimieirense, onde houve oportunidade para desenvolver algumas actividades de modalidades colectivas, como o exemplo de basquetebol, voleibol ou futebol, foi também possível desenvolver actividades de ginástica, nomeadamente saltos no mini-trampolim ou ginástica de solo.

Posteriormente, e devido ao facto de o pavilhão ser bastante quente, houve a necessidade de nos deslocarmos para o pavilhão no Parque Urbano. Neste espaço as dimensões são reduzidas, portanto, as modalidades colectivas não foram praticadas com tanta regularidade como até aqui, no entanto, surgiu oportunidade para “regressar aos tempos mais antigos” e fazer alguns jogos tradicionais, como exemplo disso, o jogo da sirumba, o jogo do burro, do mata, da mosca, entre outros.

Importa salientar que o objectivo principal aquando da abordagem de todas as actividades praticadas, para além da aquisição de conhecimentos sobre as modalidades, ainda que superficiais, foi a diversão e a participação de todos, de forma a que, os nossos meninos se sentissem sempre motivados para mais um dia de Actividades.

As actividades lúdicas decorreram na Antiga Escola Primária. Neste espaço as crianças e jovens podiam realizar Jogos; Expressão plástica; Ateliê de Teatro; Ateliê de Informática; Sessão de Cinema; Actividades intergeracionais com deslocações aos lares e Ateliê de Música e houve tempo a ainda para uma guerra de balões de água!

Ao longo destes quase três meses, as crianças estiveram envolvidas em vários projectos. No dia dos Avós, a 26 de Julho, participaram num Desfile de Moda do III Serão Cultural da Santa da Casa da Misericórdia de Vimeiro.

A 29 de Julho realizam no Pavilhão do Clube A. D. Vimierese, as Olímpicas Desportivas e que contou com a participação e apoio do Sr. Manuel Cunha no treino dos nossos atletas.

Pela Feira Anual do Vimeiro foram responsáveis por um expositor com diversos trabalhos seus, realizados utilizando material reciclado.

No dia 20 de Agosto, realizaram um passeio de BTT pelo Vimieiro, com partida do Parque Urbano. No final da manhã os dois grupos encontraram-se no Parque de Merendas junto à Fonte, onde foi distribuída fruta a todos participantes.

O grupo dos mais pequenitos, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos, acompanhados pelo Senhor Carlos Monteiro que percorreram as ruas da freguesia. O grupo dos mais velhos, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos, acompanhados por Ricardo Espadinha; Miguel Catambas; Alexandre Silva e Marcelo Fortio, percorreram as áreas circundantes da freguesia.

Agradecemos a membros da Equipa de BTT/ Cicloturismo da Sociedade União Vimieirense que gentilmente acompanharam estes ciclistas de palmo e meio.

Para além das saídas semanais à piscina de Arraiolos, no dia 24 de Agosto deslocaram-se à piscina de Galveias.

Nos dias 25 e 26 de Agosto participaram numa Aula de Equitação no Regimento de Cavalaria nº 3 – Dragões de Olivença em Estremoz.

No dia 3 de Setembro organizaram e participaram num Peddypaper pelas ruas da freguesia e que contou com actividades como um pequeno-almoço às cegas; procurar um doce na farinha; perguntas sobre a freguesia; provérbios; corrida de sacos; bowling; garrafa furada; puzzle; adivinhas; transportar o ovo e encher o garrafão.

No dia 8 de Setembro deslocaram-se 34 crianças à Praia de Tróia, acompanhadas pelos monitores, responsáveis da Junta e ainda um nadador salvador. O dia não foi dos mais agradáveis, mas a diversão esteve no seu máximo!

E por último no dia 9 de Setembro realizaram um Espectáculo de Encerramento das actividades de Férias de Verão, que decorreu no Parque Urbano. O espectáculo teve início com uma encenação da “Branca de Neve”; contou com muita música e dança em temas como WakaWaka; Danço a caminhar; Pai da criança; Feeling e terminou com o Hino das Férias “Verão à Maneira!”

Agradecemos a colaboração dedicada do André Domingos nos ensaios do espectáculo.

Gostaríamos de agradecer também à Santa Casa da Misericórdia de Vimieiro a parceria que foi possível estabelecer nas refeições das crianças. Agradecemos ainda as colaboradoras do Lar e da Creche a sua atenção para como os meninos do ATL.

É de realçar ainda que outros programas de férias de verão, tem formas de financiamento próprias, o que não aconteceu com este programa, que foi integralmente da responsabilidade e graças ao esforço desta Junta de Freguesia.

Ficaram muitos outros projectos por cumprir, mas que esperamos haver oportunidade para estes jovens os concretizarem no próximo ano.

 

Os monitores

“ Teresa Mendes”

“ Francisco Barbeiro”

 


     
Destaques

Transporte Gratuito todas as Segundas-Feiras para Arraiolos


Mestre de Obras



Precisa de uma
pequena colaboração?
A sua Junta de Freguesia
tem a solução