Boas Vindas
  Junta de Freguesia
-Organograma
-Orgão Executivo
-Assembleia de Freguesia
-Boletim Informativo
-Mapa de Pessoal
-Horário de Funcionamento
  Cultura
-Feira Anual
-Eventos
-Instituições
-Grupos Musicais
-Individualidades
-Centro Inter. Mundo Rural
  Educação
  Saúde
-Prevenção da Gripe A
  Turismo
-Roteiro do Vimieiro
-Roteiro do Vimieiro em 3D
-Limites da Freguesia
-Pontos de Interesse
  Toponimia
-Mapa das ruas do Vimieiro
-Código Postal da Freguesia
  História
-História da Vila
-Interesses Históricos
  Multimédia
  Serviços On-Line
-Regulamentos
-Requerimentos
-Editais
  Actividades Económicas
-Restauração
-Comércio
-Serviços
-Oficinas
-Agências Bancárias
  Contactos Úteis
  Informações Úteis
  Sugestões ao Executivo

CENTRO DE SAÚDE

Centro de Saúde é um estabelecimento público de Saúde, integrado, polivalente e dinâmico, prestador de cuidados de saúde primários, que visa a promoção e vigilância de saúde, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença, dirigindo globalmente a sua acção ao individuo, à família e à comunidade.

EXTENSÃO DE SAÚDE DE VIMIEIRO


PRESTA CUIDADOS DE SAÚDE COM MÉDICO DE CLINICA GERAL E SERVIÇO DE ENFERMAGEM

TELEFONE - 266 467 233
FAX – 266 467 146

RUA 5 DE OUTUBRO, 8
7040-625 VIMIEIRO

AMBULATÓRIO
QUATRO VEZES POR SEMANA
(Segundas, Terças, Quintas e Sextas-feiras)
09.00 HORAS/13.00 HORAS
14.00 HORAS/18.00 HORAS

ENFERMAGEM
CINCO VEZES POR SEMANA
09.00 HORAS/13.00 HORAS
14.00 HORAS/17.00 HORAS

Farmácia Moreira

Rua 5 de Outubro Nº10
Tel-266468101
Vimieiro

Drª Ana Isabel Caeiro Médica Dentista
DENTALCLINIC
Tel. 266 744 214
Cerca de S. Domingos
Fracção BC 7000-510 Évora


dentalclinic.meddent@hotmail.com



DIREITOS E DEVERES DO UTENTE

Conhecer os seus direitos e deveres aumenta a sua capacidade de actuação na melhoria dos cuidados e serviços de saúde.

Direitos dos doentes
 
-O doente tem direito a ser tratado no respeito pela dignidade humana;
-O doente tem direito ao respeito pelas suas convicções culturais, filosóficas e religiosas;
-O doente tem direito a receber os cuidados apropriados ao seu estado de saúde, no âmbito dos cuidados preventivos, curativos, de reabilitação e terminais; 
-O doente tem direito à prestação de cuidados continuados;
-O doente tem direito a ser informado acerca dos serviços de saúde existentes, suas competências e níveis de cuidados;
-O doente tem direito a ser informado sobre a sua situação de saúde;
-O doente tem o direito de obter uma segunda opinião sobre a sua situação de saúde;
-O doente tem direito a dar ou recusar o seu consentimento, antes de qualquer acto médico ou participação em investigação ou ensino clínico;
-O doente tem direito à confidencialidade de toda a informação clínica e elementos identificativos que lhe respeitam;
-O doente tem direito de acesso aos dados registados no seu processo clínico;
-O doente tem direito à privacidade na prestação de todo e qualquer acto médico;
-O doente tem direito, por si ou por quem o represente, a apresentar sugestões e reclamações.

Deveres dos doentes

-O doente tem o dever de zelar pelo seu estado de saúde. Isto significa que deve procurar garantir o mais completo restabelecimento e também participar na promoção da própria saúde e da comunidade em que vive; 
-O doente tem o dever de fornecer aos profissionais de saúde todas as informações necessárias para obtenção de um correcto diagnóstico e adequado tratamento; 
-O doente tem o dever de respeitar os direitos dos outros doentes; 
-O doente tem o dever de colaborar com os profissionais de saúde, respeitando as indicações que lhe são recomendadas e, por si, livremente aceites; 
-O doente tem o dever de respeitar as regras de funcionamento dos serviços de saúde; 
-O doente tem o dever de utilizar os serviços de saúde de forma apropriada e de colaborar activamente na redução de gastos desnecessários.

O direito à protecção da saúde está consagrado na Constituição da República Portuguesa e assenta num conjunto de valores fundamentais como a dignidade humana, a equidade, a ética e a solidariedade.
No quadro legislativo da Saúde são estabelecidos direitos mais específicos, nomeadamente na Lei de Bases da Saúde (Lei 48/90, de 24 de Agosto) e no Estatuto Hospitalar (Decreto-Lei n.º 48 357, de 27 de Abril de 1968).


COMPLEMENTO SOLIDÁRIO PARA IDOSOS

Informação, esclarecimento e candidaturas ao Complemento Solidário para o Idoso

O Complemento Solidário para Idosos, CSI, é uma prestação mensal do Estado para aumentar os rendimentos dos cidadãos idosos que mais necessitam, consiste no combate à pobreza nos idosos e ajudar dentro deste grupo aqueles que mais precisam.
Têm direito todos os idosos pensionistas a viver em Portugal há pelo menos 6 anos, com baixos rendimentos e que tenham 65 ou mais anos de idade.
Os rendimentos anuais elegíveis: Idoso isolado – inferior a 5 022 euros / ano e o Casal de idosos – inferior a 8 788 euros / ano.
Quem tiver direito a este Complemento Solidário para Idosos, verá a sua prestação mensal ser renovada automaticamente de 2 em 2 anos, a menos que se verifiquem alterações aos rendimentos do beneficiário, devendo neste caso o mesmo informar os Serviços e Segurança Social dessas alterações.
Os beneficiários que tenham direito a este Complemento além do apoio económico mensal podem usufruir de 50% de comparticipação financeira para as despesas com medicamentos (estes valores serão repostos junto à sua pensão no mês seguinte); apoio de 100 euros para aquisição de óculos e lentes, a cada 2 anos; apoio de 250 euros para aquisição e reparação de próteses dentárias amovíveis, a cada 3 anos e Cheque Dentista no valor de 80 euros/ano.
Quando são requeridos documentos dos filhos, estes servem apenas para saber qual a prestação que os pais tem direito, se mais elevada ou um pouco mais baixa.
Poderão existir várias pessoas que nunca efectuaram descontos para a Segurança Social e que por este motivo não recebem nenhuma pensão. Nestes casos devem preencher a sua candidatura, pois tudo leva a crer que terão direito a este Complemento Solidário para Idosos.
Para mais informações e preenchimento de candidaturas ao Complemento Solidário para Idosos todos os interessados devem dirigir-se ao Gabinete da Papelada na sede da Junta de Freguesia de Vimieiro, onde lhes será prestado os devidos esclarecimentos e poderá preencher a sua Candidatura.
Não hesite em ir ao Gabinete da Papelada, pois as Colaboradoras estão à sua disposição para ajudar no que for necessário!

Informe-se e se puder, candidate-se!
Estamos aqui para vos ajudar!


INFORMAÇÃO E ESCLARECIMENTO SOBRE O CHEQUE-CIRURGIA

Foi-nos dado a conhecer este processo em que a Administração Regional de Saúde do Alentejo organiza e acompanha todos os casos de cirurgia efectuados no Alentejo, no qual garante que todos os utentes tenham acesso à cirurgia dentro do tempo útil.
Para tal o utente terá de ter um Certificado de Inscrição, o qual só é obtido após ter consulta da especialidade no Hospital Distrital, no caso da nossa Freguesia, o Hospital Espírito Santo em Évora.
É definido um grau de prioridade que varia de doença para doença e de utente para utente. Nos casos normais temos o nível 1 em que o utente espera no máximo 9 meses pela cirurgia; o nível 2 em que o utente espera no máximo 2 meses pela cirurgia; o nível 3 em que o utente espera no máximo 15 dias pela cirurgia e o nível 4 em que o utente espera no máximo 72 horas.
Caso estes prazos não possam ser cumpridos pelo Hospital, entra aqui o chamado “Cheque-Cirurgia”, no qual o utente recebe uma carta em casa com a indicação que poderá efectuar a cirurgia num determinado Hospital e que para tal irá beneficiar do referido Cheque-Cirurgia. Caso o Hospital fique distante da sua zona, o utente informa que quer ter a intervenção cirúrgica na sua área de residência e de seguida será enviado o seu processo para um Hospital particular da referida área.
Será de responsabilidade do hospital de inscrição o transporte do utente antes da cirurgia. Depois da mesma é de responsabilidade do hospital onde é realizada a intervenção cirúrgica, o qual terá também a responsabilidade de acompanhar a recuperação do utente nos próximos 2 meses após a cirurgia.
Para mais informações e sobre o Cheque-Cirurgia todos os interessados devem dirigir-se ao Gabinete da Papelada na sede da Junta de Freguesia de Vimieiro, onde lhes será prestado os devidos esclarecimentos.
Não hesite em ir ao Gabinete da Papelada, pois as Colaboradoras estão à sua disposição para ajudar no que for necessário!
Informe-se!
Estamos aqui para vos ajudar!

 

     

Destaques

CSI
Complemento Solidário para Idosos


Cheque Cirurgia