Em 2007 celebraram-se os 750 anos do primeiro Foral do Vimieiro. Remontará possivelmente a esta altura a existência de uma feira nesta vila.
A feira anual, certamente o acontecimento social mais importante da vila na época medieval, começou por se realizar no Domingo de Páscoa. Esta antiga tradição da vila foi alterada em 1721, a pedido da Câmara do Vimieiro, a D. João V, para que a feira passasse a realizar-se nos dois primeiros dias do mês de Agosto. A alteração foi concedida, sendo o fundamento para a mesma a perturbação que esta provocava nos actos devotos próprios da época Pascal. Esta alteração demonstra a grande religiosidade vigente na vila, e também o quão importante era a feira para a população. A alteração da data da feira para o mês de Agosto, a localização estratégica da vila, local de cruzamento de estradas influentes, somada à fertilidade das nossas terras, tornou a nossa feira em local importante na negociação dos cereais, ao ponto de ser daqui que saíam os preços de referência dos cereais para todo o país. Actualmente a nossa Feira Anual, tem como data de referência o primeiro Domingo de Agosto.
Muitos foram os locais onde este evento se realizou, desde o seu início até aos dias de hoje.Tal como os tempos, também este certame tem sofrido, muitas transformações, mas mais importante que tudo, a sua virtude é continuar a ser a altura em que vimieirenses e seus descendentes espalhados pelo mundo voltam às suas origens.
Actualmente realiza-se na data de referência, primeiro Domingo de Agosto, no Parque Urbano de Vimieiro, sendo que a mesma tem actividades durante a sexta-feira, o sábado e o Domingo.