Boas Vindas
  Junta de Freguesia
-Organograma
-Orgão Executivo
-Assembleia de Freguesia
-Boletim Informativo
-Mapa de Pessoal
-Horário de Funcionamento
  Cultura
-Feira Anual
-Eventos
-Instituições
-Grupos Musicais
-Individualidades
-Centro Inter. Mundo Rural
  Educação
  Saúde
-Prevenção da Gripe A
  Turismo
-Roteiro do Vimieiro
-Roteiro do Vimieiro em 3D
-Limites da Freguesia
-Pontos de Interesse
  Toponimia
-Mapa das ruas do Vimieiro
-Código Postal da Freguesia
  História
-História da Vila
-Interesses Históricos
  Multimédia
  Serviços On-Line
-Regulamentos
-Requerimentos
-Editais
  Actividades Económicas
-Restauração
-Comércio
-Serviços
-Oficinas
-Agências Bancárias
  Contactos Úteis
  Informações Úteis
  Sugestões ao Executivo

BANDA FILARMÓNICA DA SOCIEDADE MUSICAL UNIÃO VIMIEIRENSE

RUA DO RASQUETE, 32
7040-632 VIMIEIRO
CONTACTOS: 266 467 156 / 922 002 753

A Banda da Sociedade Musical União Vimieirense foi fundada a 12 de Janeiro de 1924, tal como a referida Instituição.
Os anos “20” foram anos de glória para a história desta Filarmónica.
Rivalizando com as melhores Bandas Filarmónicas da Região, a Filarmónica União Vimieirense foi convidada a participar nas grandes festividades que tinham lugar em Évora, Estremoz, Borba, Vila Viçosa, Elvas, Setúbal e Lisboa onde realizou um Concerto no Jardim da Estrela, o qual foi muito apreciado e aplaudido.
A partir destas datas começaram a realizar-se, anualmente, as festas da Colectividade, onde são apresentadas Filarmónicas de grande fama, como a da Sociedade Capricho Setubalense, a qual inaugurou o Coreto, e além desta, muitas outras por aqui deixaram o seu nome, entre as quais: a Banda Musical e a Lusitana de Estremoz; Academia de Música Eborense; Circulo Montemorense; União Arraiolense e Grupo Musical Paviense.BANDA FILARMÓNICA DA SOCIEDADE MUSICAL UNIÃO VIMIEIRENSE

Em 1938 com o falecimento do seu Regente e o atravessar de uma crise em quase todas as Colectividades da região houve um abandono de alguns músicos. Estas dificuldades foram ultrapassadas recorrendo a Regentes encartados e mantendo, deste modo a Banda Filarmónica em actividade.
Em 1960 muitos músicos ausentaram-se do Vimieiro, devido à falta de emprego na região e, como tal, a Banda Filarmónica foi forçada a entrar num período de inactividade. Mas, apesar das dificuldades financeiras e da ausência dos Músicos a Banda continua a abrilhantar as festas anuais da Colectividade, nas quais se juntam todos os Músicos da F.U.V., pois o gosto pela música e pela “Terra” faz com que todos se unam.
Na década de 70 ocorreu também, uma crise na Direcção da Colectividade, crise esta que fez com que se vendesse a maioria dos instrumentos musicais.

No Inicio dos anos 80 formou-se uma nova Direcção da Colectividade, graças à boa vontade de alguns sócios, que tentam a todo o custo ressuscitar a banda Filarmónica.
Em 1984, para alegria de todos os Vimieirenses, a Banda Filarmónica volta a percorrer as ruas do Vila de Vimieiro, primeiro sob a Regência de João Caeiro e, de seguida, pelo Regente Francisco Teles.
A partir de 1998, com o apoio da Câmara Municipal de Arraiolos e a Junta de Freguesia de Vimieiro, forma-se então uma verdadeira Escola de Música sob a orientação dos formadores: Boaventura, Alexandre Escada e Euclides Silva.

Desde então a Banda Filarmónica da Sociedade Musical União Vimieirense passa a ser regida pelo Sr. Boaventura, que juntamente com a Direcção da Colectividade dão continuidade às actividades de âmbito cultural e musical desenvolvidas na Colectividade.
Actualmente a Escola de Música tem como formadores: Boaventura, Euclides Silva e Paulo Silva.


BANDA SUV - GRUPO DE BAILE

BANDA SUV é um Grupo de Baile que está inserido na Sociedade Musical União Vimieirense e que foi reformulado em Julho de 2008.
É constituído por elementos que no passado pertenceram a Grupos de Baile da Vila de Vimieiro, e, que mais uma vez se uniram, em prol de umas das principais actividades de ocupação dos residentes desta FreguesiaBANDA SUV - GRUPO DE BAILE nas suas horas livres que é “A Música”.

Teclas - André
Ritmo – Manuel Fonseca
Baixo – Casimiro
Vozes – Francisco
Bateria – António Jorge
Saxofones – Euclides
Som - Zé Augusto

BANDA SUV
RUA DO RASQUETE, 32
7040-632 VIMIEIRO
CONTACTOS – 922 002 753 / 938 113 190 / 266 467 156


Fado popular

Grupo de música tradicional alentejana e fado popular, constituido por 4 elementos: Bateria, Acordeão, Viola e Voz. Fundado em 2013.

Descrição

Um grupo jovem e recém-formado, que se apoia maioritariamente no cancioneiro tradicional e regional alentejano, tendo em parte no seu repertório, uma componente fado-marcha ou fado popular, culminando assim numa mistura de sabores auditivos que transportam o público para o Alentejo Rural com um travo a Lisboa Fadista. Construído por 4 elementos base, a voz, a bateria ou cavaquinho, o acordeão e a viola acústica, o projecto Fado Popular pretende ser fiel a sonoridade de cada obra, dentro do seu género, apresentando também algumas versões originais dos temas.






Duo "Musical Mickael e André"

Mickael e André
Casamentos, baptizados, (todo o tipo de festas).

Contactos - 938113190 ou 932808795








VENTO SUÃO


“Vento Suão” Cooperativa de Música Popular CRL

A designação “Vento Suão” nasceu do consenso de todo o grupo e tem origem na extensão do “siroco” proveniente do Norte de África, que nos visita sistematicamente nos meses mais quentes de Verão como que a testar as nossas capacidades.
É um vento forte, quente, sufocante, provocando as nossas gentes desde sempre e ao qual resistimos e adaptamos.
Cooperativa de Música Popular representa o associativismo que os Alentejanos cultivam e marcam na divulgação das suas raízes e comportamentos.Vento Suão

NO PALCO

Há muito que a música faz parte da vida desta gente que não precisa de pretexto para se juntar em redor de uma cantiga, mas, o ano de 2004 foi particularmente marcante: - O autocarro que transporta a banda, nas suas tournées foi estrela de televisão e o sonho de gravar o seu primeiro CD, tornou-se realidade!
O álbum “Viagem” percorre a música regional do Alentejo, Minho, Ilhas e região das Beiras através de excelentes interpretações onde se recria a música tal qual se tocava e cantava no tempo dos nossos avós. Histórias contadas passo a passo em cada espectáculo.

NA RUA
Para além de serem um poço de energia em palco fazem ainda, com alguma frequência, apresentações de rua mantendo o ritmo e levando a música a todas as freguesias e lugares. Uma espécie de arruada mas ao jeito popular, relembrando um pouco o inicio deste projecto quando andavam de porta em porta fazendo os tradicionais “assaltos de Carnaval” procurando os doces e a pinga oferecendo a sua música em troca


Guilhermina - voz principal
Paulo Parreira - acordeão  braguesa, voz
Rui Gonçalves - percussão, flautas
António Valente - percussão
Francisco Barbeiro - cavaquinho
Manuel Escada - baixo
João Paulo - guitarra, voz
José Oliveira - bandolim, voz
Paulo Silva - acordeão
António Candeias - campaniça, voz


Grupo Voz Jovem

É engraçado como a vida nos leva. Começámos por fazer planos para o futuro, com ideia de apenas sermos um grupo de coro, e acabamos por muda-los rapidamente, acabamos por tornar coisas simples em coisas mais elaboradas, em que a responsabilidade e a maturidade teriam que brilhar.
Tudo mudou muito rápido, ao inicio éramos 17 sorrisos em que cada um sorria de maneira diferente…O tempo foi passando, e quando o tempo passa os ventos mudam e assim reduzimo-nos a 7, o André Gomes, o André Domingos, a Patrícia, a Márcia, a Ana, a Sofia e a Mónica. Começamo-nos a juntar, pois sentíamos essa vontade e a necessidade, aliás sentíamos necessidade de crescer, de fazer algo, maior, melhor e diferente.
Foi então que depois apareceu a Conceição, a Sílvia, o José e o Pedro. Passamos então a formar um grupo de 12, foi um momento de renovação para cada um de nós. O tempo corre, e nesse tempo a vida não pára, por muitas tempestades já passamos, mas com o carinho e o amor que há entre o grupo o sol voltou a brilhar. As brincadeiras, as gargalhadas, os sorrisos, os abraços, a compreensão e o sentimento é o que nos une e caracteriza. Seguimos entre margens, feitos com alma sentida e a bênção dos olhares presentes das emoções vividas, em que o querer, o não querer, o pensar, o decidir, o silêncio do trabalho prende-se a emoções não reveladas em que sentimos sempre um sorriso em nosso redor. Identificamo-nos pelo que fazemos e não pelo que parecemos, somos o que somos pelo que marcamos e pela autenticidade da postura que assumimos. Tudo na vida evolui e nós não fomos excepção disso, com a ajuda de Deus surpreendemo-nos a nos mesmos com a evolução que tomámos, conseguindo com as nossas vozes e guitarras encantar e chamar á atenção de alguns pais e casais de noivos, que nos contactaram para animar baptizados e casamentos, momentos altos na sua vida particular e cristã. Foram momentos como estes e outros que passamos que nos marcaram, e nos deram força para continuarmos a lutar pelo nosso grupo, por nós, por todos vós e acima de tudo por Deus.
Neste momento temos 2 novos elementos, a Iara e a Lúcia irão acompanhar-nos durante esta nossa aventura que aí virá, e a seu tempo passarão a ser parte efectiva do grupo, ai passaremos a ser 14 espíritos unidos em torno de um só objectivo, servir a Deus.


Fusão Cover's Band

Criada em 2007, esta banda é constituída por 4 elementos provenientes de projectos musicais ligados às duas Sociedades Musicais de Vimieiro. Começa por ser um encontro de amigos que exploram uma nova abordagem musical e diferenciada, com um reportório adequado a eventos como festas de municípios, festas académicas, bares e outros.

Ângelo Cunha - Voz, Guitarra, Saxofone

João Paulo Vieira – Baixo eléctrico

André Domingos – Bateria, Voz

Paulo Reis da Silva – Teclados, Voz

 

Ao vivo, a boa energia e a boa disposição são uma constante que, aliadas a um reportório variado que abrange vários estilos e influências como o Pop, Rock, Blues, Popular Brasileira e Portuguesa, Reggae, Dance entre outros, são garantia de bons momentos e boas recordações para quem nos vê e ouve.

Contactos:

bandafusao@hotmail.com

Telefones: 963758547 – 919784076 - 938113190

“MUENGA BLUES”

"Banda recentemente formada, composta por músicos experimentados, cujo percurso musical de alguns remonta desde à 30 anos a esta parte, pela participação em vários Grupos, que abrangeram os mais diversos géneros musicais.  

Esta formação resulta do (re)encontro de amigos, em tertúlias de garagem, onde o salutar convívio naturalmente derivava em momentos de índole musical, não só revivendo anteriores experiências, como ousando novos géneros e sonoridades.

Por aí, surgem os Blues, género musical de referência, que está na génese de diferentes estilos musicais como o Jazz, o Rock and Roll, o Rhythm and Blues, o Soul, etc.

Como o próprio nome indica - Moenga Blues, a base musical da banda assenta essencialmente nos Blues, com algumas incursões pela música Soul, interpretando temas de BB King, Blues Brothers, Jimi Hendrix, Muddy Waters, Amy Winehouse, ...

A denominação da Banda procura, de forma bem disposta, relacionar os Blues com o Alentejo, tendo presente que um dos factores da sua origem (americana) provém do hábito dos escravos usarem o canto para embalar suas intermináveis e sofridas jornadas de trabalho, realidade comum á vivência dos trabalhadores rurais do Alentejo, retratando temas como o amor, a religião, a vida social e o trabalho.  

A Banda tem sede em Vimieiro e é composta pelos seguintes elementos:

Cunha, Ângelo .................. Voz, Sax Alto
Estevam, Manuel .............. Baixo
Massano, Manuel .............. Guitarra, Voz
Oliveira, João Paulo .......... Teclado, Voz
Tojo, Constança ............... Voz
Vieira, Vitor ....................... Bateria
Vizinha, Zé Pedro ............. Sax Barítono/Tenor"

BANDA FILARMÓNICA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA 1º DE ABRIL VIMIEIRENSE

A aguardar informação já solicitada pelo Executivo da Junta de Freguesia de Vimieiro

 

ORQUESTRA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA 1º DE ABRIL VIMIEIRENSE

A aguardar informação já solicitada pelo Executivo da Junta de Freguesia de Vimieiro

 

BANDA XAPA 5+2

A aguardar informação já solicitada pelo Executivo da Junta de Freguesia de Vimieiro


     
Destaques

Transporte Gratuito todas as Segundas-Feiras para Arraiolos


Mestre de Obras



Precisa de uma
pequena colaboração?
A sua Junta de Freguesia
tem a solução