Boas Vindas
  Junta de Freguesia
-Organograma
-Orgão Executivo
-Assembleia de Freguesia
-Boletim Informativo
-Mapa de Pessoal
-Horário de Funcionamento
  Cultura
-Feira Anual
-Eventos
-Instituições
-Grupos Musicais
-Individualidades
-Centro Inter. Mundo Rural
  Educação
  Saúde
-Prevenção da Gripe A
  Turismo
  História
-História da Vila
-Interesses Históricos
  Multimédia
  Serviços On-Line
-Regulamentos
-Requerimentos
-Editais
  Actividades Económicas
-Restauração
-Comércio
-Industria
-Agências Bancárias
  Contactos Úteis
  Informações Úteis
  Sugestões ao Executivo
MARCHAS POPULARES EM VIMIEIRO - 12 JUNHO 2010

18-06-2010
Após algum tempo de ensaios e de um grande trabalho de bastidores, chega o dia do desfile das Marchas Populares na Vila de Vimieiro, 12 de Junho, Noite de Santo António.
Com a presença das duas Marchas da Vila de Vimieiro, a Marcha de Santo António e a Marcha da Santa Casa da Misericórdia de Vimieiro, e das Marchas convidadas, Marcha de Arraiolos e Marcha de Sabugueiro, estavam lançados os dados para uma grande noite de desfile e Arraial.
A concentração das Marchas foi junto à sede da Junta de Freguesia de Vimieiro, sendo o desfile até ao local do Arraial, na Rua Conde Bertiandes.
Iniciou a actuação, a Marcha da Santa Casa da Misericórdia de Vimieiro, a qual nos proporcionou um adorável desfile, com o tema a recordar “Os Condes de Vimieiro”, Coreografia a cargo do António Manuel e de Luzia Giroto.
O Grupo de Marchas Populares da Santa Casa da Misericórdia de Vimieiro, com os seus marchantes um pouco menos jovens e com a colaboração de funcionários da Instituição, teve como madrinhas: Lucília Rolo, Rosária Alcaide e Constantina Fernandes, e, como Padrinhos, Hernâni Rocha e Orlando Vargas.
Seguidamente actuaram as Marchas de Arraiolos e do Sabugueiro, que muitos nos honraram com a sua presença e com os seus bonitos trajes.
Por fim, tivemos a presença da Marcha de Santo António, a “marchar em casa”, que levou como Madrinha a Palmira Chaveiro e como Padrinho o Joaquim Fandango. O Tema escolhido foi “ A Música”, referindo a rivalidade de outros tempos entre a Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica 1º de Abril Vimieirense e a Banda Filarmónica da Sociedade Musical União Vimieirense, coreografia a cargo de Graça Croca.
Os tempos mudam, e os músicos que participaram na Marcha de Santo António, são Músicos que fazem parte das duas Bandas Filarmónicas do Vimieiro e, como cantoras tivemos a Márcia Croca e a Nita Travassos. Este ano, marcha com adaptação musical do Regente Francisco Teles, e letra de Maria Esperança Arranhado.
No que se refere aos fatos deste ano, as duas Marchas de Vimieiro tiveram toda a dedicação da costureira Fernanda Oliveira que está a realizar estágio na Junta de Freguesia de Vimieiro. Com excelentes acabamentos, os fatos da Marcha de Santo António tinham em grande destaque a “Clave de Sol” desenhada e pintada por uma grande artista da nossa Vila, a Sandra Silva.


Vimos todos os Marchantes com o entusiasmo que já nos habituaram nos anos anteriores, e, incentivando sempre os Marchantes das outras Marchas.
A Junta de Freguesia de Vimieiro ofereceu a todas as Marchas participantes um lanche convívio, no Café Restaurante Novo-Dia e uma lembrança pela participação, assim como lembrança às Colectividades que colaboraram com esta iniciativa; Clube Alentejano de Desportos Vimieirense, Sociedade Filarmónica 1º de Abril Vimieirense e Sociedade Musical União Vimieirense.
Foi mais uma noite de muita animação e convívio, este dia 12 de Junho de 2010.
Terminado o desfile das Marchas, seguiu-se o Arraial com a actuação do excelente Grupo de Baile da Sociedade Filarmónica 1º de Abril Vimieirense, “Xapa 5+2”.
No dia 13 realizou-se mais um Arraial com a actuação do Duo Musical “Mickael e André”.


     
       
Destaques

Transporte Gratuito todas as Segundas-Feiras para Arraiolos


Mestre de Obras



Precisa de uma
pequena colaboração?
A sua Junta de Freguesia
tem a solução