DEMONSTRAÇÃO DE KICKBOXING EM VIMIEIRO
5-2-2014
08 FEVEREIRO 2014 16.00 HORAS - CADV
Fernando Fernandes, Campeão Europeu, Mundial e Intercontinental de KICKBOXING e alguns elementos da sua Equipa, SPORTING CLUBE DE PORTUGAL realizam DEMONSTRAÇÃO DE KICKBOXING na Vila de Vimieiro no dia 08 de Fevereiro 2014, pelas 16.00 hora s no pavilhão do CADV!
O QUE É O KICKBOXING?
A modalidade
O Kickboxing surgiu nos meados dos anos 70 nos E.U.A. e chegou ao Brasil e Portugal, 2/3 anos depois. Nasceu da simbiose de vários estilos das Artes Marciais e de alguns desportos de combate, sendo talvez o Karaté, o Tae-Kwon-Do, o Thai Boxing e o Boxe Tradicional os mais influentes.
O Kickboxing visa aplicar e melhorar a eficácia das técnicas de combate, aplicando-as de uma forma mais natural e eficaz. Pretende-se através do equipamento de protecção, minimizar os danos físicos.
Sendo considerado um desporto para todas as camadas etárias, procura-se cativar e incentivar a prática desta modalidade excepcional, para aumentar a capacidade do rendimento físico geral, desenvolver e aperfeiçoar da melhor forma a circulação, o domínio mental (nervoso), assim como as qualidades físicas básicas, bem como a defesa pessoal. A prática desta modalidade pode ser encarada, como de manutenção ou de competição.
Considerada uma das mais completas artes marciais, é recomendada a miúdos e a graúdos, como arte de defesa pessoal, ou como modalidade de competição.
Em Portugal
O Kickboxing começou a praticar-se em Portugal em 1975, com a designação de Full-Contact, tendo como pioneiros os Mestres Carlos Ranjanali e António Duarte.
As primeiras competições nacionais e participações internacionais de atletas Lusos aconteceram em 1977, organizadas pela Associação Portuguesa de Full-Contact.
Em 1983, Portugal recebe a sua primeira medalha de bronze no Campeonato do Mundo, organizado em Londres pelas mãos do atleta Carlos Ranjanali. Seguiram-se outras vitórias como a medalha de prata de João Freitas no Mundial de 1985 e a medalha de ouro de Fernando Jaime no Campeonato da Europa de 1986.
Em 1988, Carlos Ranjanali, Carlos Lobo, Carlos Cunha, Manuel Teixeira, João Freitas e Joaquim Lourenço, fundam a Federação Portuguesa de Kickboxing e Full-Contact, na Figueira da Foz.
O reconhecimento oficial da Federação Portuguesa de Kickboxing e Full-Contact ocorre ainda no ano de 1996 com a atribuição do estatuto de Instituição de Utilidade Pública. Este passo foi fundamental para o desenvolvimento e crescimento do Kickboxing nacional. O ano viria a terminar da melhor forma possível, com o reconhecimento da modalidade pelo Comité Olímpico Português, em Dezembro de 1996, facto muito importante para a aceitação da nossa Federação nas várias Federações Internacionais.
Em Março de 1998, é discutida e aprovada por unanimidade a alteração do nome para Federação Portuguesa de Kickboxing e Muay-Thai.
A organização do Campeonato do Mundo de Juniores, em Setembro de 1999, no Pavilhão Atlântico de Lisboa, foi sem dúvida uma fase de extraordinária importância para a modalidade. A excelente organização, de uma prova de grande dimensão, credibilizou a estrutura federativa e os dirigentes junto das entidades oficiais nacionais e da própria WAKO World Association of Kickboxing Organization. A visibilidade obtida para a modalidade foi enorme, através dos órgãos da comunicação social que acompanharam a prova, bem como a aprendizagem técnica proporcionada aos atletas portugueses participantes.
A formação continua a ser considerada prioritária o que leva à organização de um curso de monitores e outro de formação de formadores, leccionados pelos treinadores mais antigos. Foi também instituída uma Gala Anual destinada a homenagear as figuras da modalidade que se distingam ao longo da época desportiva.
No Vimeiro
No Sábado, dia 8 de Fevereiro, o Mestre Fernando Fernandes (Campeão Europeu, Mundial e Intercontinental), levará alguns elementos, a quem ministra treino e que compõem a afamada Fábrica de Campeões.
Demonstrações de movimentos, simulações de acções de combate, interacção com o público, serão alguns dos momentos, que poderão ser vistos, na tarde de dia 8, no Pavilhão do CADV (Clube Alentejano de Desportos Vimieirense) pelas 16.00 horas.
|