FILARMÓNICAS NO CORETO - PÁSCOA 2011
6-5-2011
No dia 24 de Abril de 2011, Domingo de Páscoa, inserido no programa de Páscoa da Freguesia de Vimieiro, quando os ponteiros do relógio da Vila de Vimieiro davam as badaladas das 16.00 horas, eis que se aproxima do coreto da nossa Vila a Banda Filarmónica da Sociedade Musical União Vimieirense e, de seguida, a Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica 1º de Abril Vimieirense.
O coreto já equipado com as respectivas cadeiras e estantes, foi só aguardar a subida dos músicos ao coreto.
Os primeiros a subir, a pequena escadaria de acesso ao coreto, foram os Músicos da Banda Filarmónica da Sociedade Musical União Vimieirense, regida pelo maestro António Boaventura, que com a interpretação de 3 marchas deliciaram a grande plateia que se juntou no Largo Professor Doutor José Caeiro da Mata.
Trinta minutos depois chega a vez dos Músicos da Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica 1º de Abril Vimieirense subirem ao coreto e sob a regência do maestro Vimieirense José Pedro Vizinha, presenciarem todos os presentes com a interpretação de 3 marchas que foram bastante apreciadas e aplaudidas.
É de salientar a actuação do jovem Sandro Domingos, músico da Banda União Vimieirense, que actuou também com a Banda 1º de Abril. É de louvar o intercâmbio que os músicos fazem entre as duas Bandas Filarmónicas.
No final do concerto, de Domingo de Páscoa, assistimos a um evento já mais visto na Vila de Vimieiro: As duas Bandas Filarmónicas saíram do coreto da Vila com destino à Junta de Freguesia de Vimieiro tocando a mesma marcha, Cidade do Liz, com todos os seus músicos incorporados numa só Banda Filarmónica, ou seja, todos os músicos formaram como sendo uma única Filarmónica.
Para a sua recepção, na Junta de Freguesia, estava a Presidente de Junta de Freguesia, Palmira Chaveiro, a Secretária da Junta de Freguesia, Fernanda Cotovio e o Presidente da Assembleia de Freguesia, Joaquim Fandango. Após os habituais cumprimentos aos maestros das 2 Bandas Filarmónicas ouvimos o hino da Banda Filarmónica 1º de Abril Vimieirense e o hino da Banda Filarmónica da Sociedade Musical União Vimieirense.
No salão nobre da Junta de Freguesia, estava preparado um pequeno lanche de confraternização entre todos os intervenientes, onde não faltou a boa disposição, brincadeira e piadas sobre a rivalidade de outrora, digo bem, rivalidade de outrora.
Certos que este evento de Domingo de Páscoa ficará na história da nossa Vila, pois pela primeira vez, vimos as duas Bandas Filarmónicas formarem com os seus naipes de músicos intercalados formando uma única Banda Filarmónica.
Fica o desejo que estas duas Colectividades continuem a dar alegrias e boa Música, durante muitas e muitas décadas e que os músicos das mesmas permitam o intercâmbio entre ambas.
Parabéns aos corpos gerentes das duas Colectividades e a todos os seus músicos, assim como a todos os presentes no evento “Filarmónicas no Coreto”.
|